100 Anos do Velho Guerreiro

Stepan Nercessian
Quarta –feira 06 de setembro, a TV Globo levou aos lares de todo o Brasil uma autêntica cópia de um dos maiores programas de auditório realizado nos anos 80 que era apresentado pelo Chacrinha em comemoração aos 100 anos do velho Guerreiro que teve como intérprete atuando brilhantemente por quase duas horas o ator Stepan Nercessian a frente de um espetáculo quase original.

Parabéns aos idealizadores – produtores e diretores que arquitetaram e executaram com a máxima perfeição esse evento, sem deixar de fora os demais participantes como o cenógrafo Mário Monteiro que faz parte da emissora há mais de 50 anos e por coincidência é irmão do autor dos cenários dos programas originais da época.  Não podemos esquecer de que artistas famosos com suas apresentações contribuíram também para a realização desta linda homenagem, onde alguns chegaram até pensar que estavam diante do verdadeiro Abelardo Barbosa.

O Velho Guerreiro

Abelardo Barbosa, nome de batismo, nascido na cidade de Surubim – interior de Pernambuco, começou no rádio por acaso na cidade do Rio de Janeiro, tornando-se conhecido do grande público ouvinte, pela maneira de apresentar o seu programa que era transmitido de uma chácara, daí surgiu o nome “Chacrinha”, como também pela sua inconfundível voz. Com a chegada da televisão nos anos 50, transformou em imagem aquilo que só era conhecido através do rádio, e foi um verdadeiro sucesso essa transformação. A Tv Globo soube aproveitar o seu talento e lançou primeiro “ A Discoteca do Chacrinha” nas tardes dos sábados, em seguida nas noites das terças feira criou um outro  “ O Cassino do Chacrinha”, que durante anos foram sucessos em todo país pela maneira própria que só o Velho Guerreiro sabia fazer, como por exemplo, o palco rodeado de bailarinas que ficaram conhecidas como Chacretes, isso era uma novidade,   outra característica foi criar diversos bordões como, “ Eu vim pra confundir e não para explicar”, outro, “Terezinhaa” e tantos mais. Outra característica criada por ele, jogar objetos para o auditório, como bacalhau, abacaxi, Verduras, etc. O talento do Chacrinha não tinha limites, foi ele quem criou trajes extravagantes para época, em suas apresentações. Ainda em vida dois grandes cantores, o Gilberto Gil com a música “Aquele Abraço” e o Alceu Valença –Pernambucano, com um frevo “O Palhaço Não Chora ”, músicas que ainda hoje toca com bastante sucesso.


Alô, Alô Seu Chacrinha


Produtores, diretores e até mesmo os idealizadores deste importante trabalho não poderiam ter deixado de falar em dois grandes colaboradores que estiveram profissionalmente presentes durante todo o tempo em que o programa esteve no ar. Estou me referindo a Moacil Filgueira Pinto, conhecido como “My Boy” e da bailarina Rita Cadillac.
Rita Cadillac
My Boy ( O Russo)



A figura do My Boy também conhecido como “Russo”, foi um personagem criado pelo Chacrinha, jamais poderia ter deixado de ser lembrado nessa homenagem, até porque era ele o assiste de palco dos programas. Quanto a bailarina Rita de Cássia, conhecida como Rita Cadillac, foi o Chacrinha quem lhe deu a mão em um momento tão difícil de sua vida, tornando-se bailarina oficial de seus programas e permanecendo no seu incansável trabalho durante os oito anos em que o programa permaneceu no ar. Foi uma pena, seus nomes não terem sido lembrados nessa belíssima homenagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morro da Conceição e Sua História

PRECARIEDADE DE ABRIGO EM PARADA DE ÔNIBUS NO RECIFE