O Brasil Perde a Grande Dama do Teatro Pernambucano


O Teatro pernambucano está de luto. Na tarde do dia 23 de junho uma das mais elogiadas atriz pernambucana nos deixou. Seu nome de batismo: Maria Eugênia Franco de Sá da Rosa Borges, conhecida como Geninha da Rosa Borges. Nasceu no Recife no ano de 1922, completando 100 anos dois dias antes de seu falecimento. 


Seu primeiro trabalho como atriz aconteceu aos 19 anos de idade no ano de 1941 com a peça "Noite de Estrelas". Sua carreira artística começou através de um convite  do dramaturgo Valdemar de Oliveira para fazer parte do Teatro de Amadores de Pernambuco.

No Teatro de Amadores encenou mais de 50 peças e mais de 20 como diretora. A habilidade com o seu trabalho e talento era de impressionar quando abraçava os mais diversos papeis da drama à comédia. 

No final dos anos 60 foi convidada pelo Ministério da Educação e Cultura para coordenar uma equipe Nacional de Rádio e Televisão Educativa onde iniciou um programa em Pernambuco de aulas teatralizadas para o rádio.


Geninha também atuou no cinema, tendo participado do primeiro filme pernambucano falado no ano de 1939. Na televisão participou de algumas novelas na Globo no ano de 2004. 

No percurso de sua carreira, recebeu por diversas vezes prêmios de "Melhor Atriz" assim como "Melhor Diretora", também ocupou a Cadeira de nº 33 da Academia de Letras de Artes do Nordeste. 


O Velório será realizado no Teatro de Sta. Isabel no centro da Capital Pernambucana. Seu falecimento de causa natural, aconteceu em sua residência situado na Zona Norte do Recife. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morro da Conceição e Sua História

Bloco da turma do Piriquito

Criatividade, Palavra de Ordem